Melhor gestão no serviço público colaborou para ascensão econômica das famílias, diz ministra

30/08/2011 - 16h50

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse hoje (30), ao participar do 9º Congresso Internacional Brasil Competitivo, que a melhoria das práticas de gestão no serviço público brasileiro levou à elevação de cerca de 40 milhões de pessoas à classe média. “Resultado do comprometimento do governo com as práticas sociais, econômicas e políticas”, observou.

Também presente ao evento, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, citou diversos programas coordenados por sua pasta que levaram a tornar o Brasil mais competitivo. Entre os exemplos, ele citou o recém-lançado Programa Ciência sem Fronteiras e os investimentos realizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de acordos firmados para atrair lideranças científicas para o Brasil.

Segundo Mercadante, o governo vai oferecer 75 mil bolsas de estudo, 2 mil bolsas de graduação e mais 200, para cursos de doutorado e pós-doutorado. "Os melhores alunos brasileiros estão tendo a oportunidade de aprendizado nas melhores universidades do mundo e estamos firmando parcerias com os principais centros de pesquisa do mundo. Isso deverá melhorar o cenário brasileiro na área da tecnologia e da engenharia", disse.

O ministro também mencionou a estruturação, no âmbito do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, de um sistema voltado para as tecnologias aplicadas, com foco na inovação, algo semelhante ao que existe no Ministério da Agricultura, que tem, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma verdadeira rede de pesquisadores voltados ao desenvolvimento de conhecimento para aplicação na produção agrícola.

O ministro citou ainda a política adotada na área da tecnologia da informação, com os incentivos para a produção de tablets no país, além das medidas para desoneração do setor produtivo, que, segundo ele, são experiências que devem ser levadas a outros ramos da economia.

Edição: Lana Cristina