Furacão Irene atinge Nova York com fortes ventos e chuva torrencial

28/08/2011 - 11h34

Da BBC Brasil

Brasília – O Furacão Irene atingiu hoje (28) a cidade de Nova York com ventos fortes e chuva torrencial, o que levou à ameaça de enchentes no distrito financeiro da cidade. O sistema de transporte novaiorquino foi fechado e o prefeito, Michael Bloomberg, disse que, agora, é muito tarde para as pessoas deixarem suas casas.

Cerca de 370 mil habitantes das áreas mais baixas de Nova York receberam ordens para sair de suas residências. Bloomberg alertou aqueles que insistiram em ficar para permanecer em suas casas. "O tempo para a evacuação acabou. Neste momento, se você não foi embora, nossa sugestão é que você fique onde está. A natureza é muito mais forte do que nós", disse.

O temor é que a tempestade afete o rio de Nova York, o Hudson, o que pode causar a inundação das barragens da parte baixa de Manhattan e uma enchente em Wall Street, o distrito financeiro. Sacos de areia foram colocados em volta das entradas do metrô e todos os trabalhos de construção foram suspensos em toda a cidade.

Cerca de 2 milhões de pessoas na Costa Leste dos Estados Unidos estão sem energia elétrica. O mesmo número se retirou da área de maior risco, a maioria de Nova Jersey. O Irene já tinha atingido os estados americanos da Carolina do Norte e da Virgínia, causando danos e a morte de pelo menos oito pessoas.

O olho da tempestade, com ventos de até 120 quilômetros por hora, deve atingir Nova York nas próximas horas. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que, na madrugada deste domingo, o Irene se movia pela costa de Nova Jersey, a 185 quilômetros de Nova York.