MST desocupa fazenda no interior paulista

26/08/2011 - 15h03


Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que ocupavam desde a última segunda-feira (22) a Fazenda Santo Henrique, no município de Borebi, região de Iaras, no interior paulista, deixaram o local por volta das 11h30 de hoje (26). De lá, eles seguiram em um comboio de ônibus rumo a Bauru, onde farão um ato no final da tarde para pedir maior rapidez nas ações de desapropriação de terras para a reforma agrária.

Antes dessa manifestação, o grupo, que reúne cerca de 400 pessoas, vai participar de uma audiência pública sobre o tema na sede da Câmara dos Vereadores de Bauru. A saída da fazenda de propriedade da companhia Cutrale foi pacífica e ocorreu dois dias depois de a empresa obter na Justiça o direito à reintegração de posse do imóvel, uma área de 2,6 mil hectares.

O ato fez parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária do MST. Para a integrante do movimento Judite Santos, a ocupação “cumpriu com o objetivo de denunciar a grilagem de terra na região de Iaras e chamar a atenção para o uso abusivo de agrotóxico nas lavouras de produção de alimentos”.
 

Edição: Juliana Andrade