Justiça anula afastamento do prefeito de Campinas

25/08/2011 - 19h42

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O prefeito afastado de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), conseguiu na Justiça o direito de permanecer no cargo. Vilagra assumiu o cargo na última terça-feira (23) após o prefeito anterior, Hélio de Oliveira Santos (PDT), ter sido cassado. Na noite de ontem (24), menos de 48 horas após ter assumido a prefeitura de Campinas, os vereadores votarm pelo afastamento de Vilagra.

Por 29 votos a 4, os vereadores criaram uma comissão processante para investigar a suspeita de participação de Vilagra no esquema de fraudes na prefeitura que cassou Santos. Os vereadores também decidiram afastar o atual prefeito por até 90 dias para concluir a investigação da comissão. Os advogados que defendem o prefeito recorreram hoje (24) à Justiça e reverteram as duas decisões tomadas pela Câmara Municipal.

A prefeitura da cidade informou, por meio de seu site, que o prefeito “recebeu com tranquilidade e serenidade a decisão da Justiça que anula a comissão processante instalada na Câmara Municipal, e ainda, o pedido de afastamento”. Para Vilagra, “estado de direito e a Justiça prevaleceram”.

 

Edição: Rivadavia Severo