Centro Cultural Justiça Federal abre série de eventos de estímulo à leitura

25/08/2011 - 14h38

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) promove, a partir de hoje (25) à noite, no Rio, um ciclo gratuito de leitura. O objetivo é não só estimular o hábito da leitura entre os adultos, mas resgatar a tradição da narração literária.

Trata-se do projeto Trança de Histórias, desenvolvido pelo CCJF em parceria com a Plumagenz Criação Cultural & Design. O ciclo ocorrerá nas últimas quintas-feiras de cada mês, até novembro.

Segundo informou a coordenadora do projeto, Maria Alice Paes Barreto, o Trança de Histórias é, na realidade, um grande incentivo à leitura. O projeto mescla, a cada edição, textos de três autores diferentes, de variados estilos literários, que são lidos pela atriz Beta Perez e discutidos ao final com a plateia.

“Ele visa a mostrar três olhares sobre um mesmo tema, por isso é que se chama trança e, no final, há um grande debate com o público, mostrando que leitura é prazer”, explicou a produtora cultural.

Serão dadas também às pessoas opções de outros livros, visando a auxiliá-las na construção de repertórios bibliográficos que não estejam presos simplesmente a modismos.

Maria Alice destacou a necessidade de estímulo à leitura entre as crianças e também entre o público adulto brasileiro. “O Brasil é um dos países que menos leem no mundo. A Argentina está muito à frente”. A falta do hábito da leitura  “é um problema para o país, porque leitura faz parte da nossa vida”, acrescentou.

O programa de estreia aborda a Trança do Amor, com apresentação de textos dos escritores Ernesto Sábato, Ana Maria Machado e Carola Saavedra. No dia 29 de setembro, serão lidas obras de Franz Kafka, João Ubaldo Ribeiro e Patrick Süskind, referentes à Trança da Vida.

Já em 27 de outubro, a Trança da Família reunirá textos de Lya Luft, Adriana Lunardi e Joyce Maynard. O ciclo se encerra no dia 24 de novembro, com obras de Adriana Lisboa, Lloyd Jones e Paul Bowless, na Trança da Identidade.

Edição: Graça Adjuto