Chávez ameaça nacionalizar bancos privados da Venezuela

24/08/2011 - 8h30

Da Telam

Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem (23) que tem  não tem problema algum em determinar a nacionalização dos bancos privados. Segundo ele, a medida pode ser adotada caso os comandos dos bancos não cumpram as metas de financiamento para alguns projetos, especialmente aqueles considerados de pequeno porte. Ele desafiou a oposição a discutir os planos econômicos em curso no país

"Se eles [os banqueiros] não vão cumprir a lei, vamos fazer com que cumpram. Do contrário, nacionalizamos os bancos. Não tenho problema algum com isso, que cumpram e nada mais. Essa é a questão”, disse Chávez durante reunião do Conselho de Ministros.

De forma enfática, Chávez acrescentou que “[o governo da Venezuela] não pode mais cumprir o papel de tolo". Em seguida, disse que os bancos privados não podem deixar de "responder ao financiamento de projetos para os pequenos produtores."

Chávez ainda desafiou a oposição a apresentar seu plano econômico para ser discutido antes das  eleições do próximo ano, quando tentará a reeleição. "Temos o nosso plano e vamos debater”, disse ele.