ONU convocará reunião de emergência para discutir situação na Líbia

22/08/2011 - 15h33

Da Agência Lusa


Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) fará uma reunião extraordinária até o final desta semana para discutir exclusivamente a situação na Líbia. A decisão foi anunciada hoje (22) pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Segundo ele, participarão das discussões dirigentes da União Africana, da Liga Árabe e de outras organizações regionais. "Estamos vivendo um momento de esperança, mas também de riscos", disse Ban Ki-moon.

O secretário-geral da ONU informou que a reunião será em Nova York e contará também com a participação de líderes da União Europeia e da Conferência Islâmica. Ban Ki-moon pediu às forças leais a Kadhafi para baixarem “imediatamente as armas”.

"É crucial agora que o conflito termine sem mais perdas de vidas humanas", disse o secretário-geral das Nações Unidas. “É hora de todos os líbios mirarem a unidade nacional, a reconciliação e uma transição sem exclusões."

Ban Ki-moon considerou ainda "problemática" a incapacidade de o presidente sírio, Bashar Al Assad, respeitar as promessas de encerrar a repressão militar à oposição. "O fato de não respeitar sua palavra é problemático", disse ele.

Desde março, a Síria está em crise por causa de manifestações contrárias ao governo Assad. Os protestos têm sido duramente reprimidos pelas forças leiais ao governo. A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, disse hoje que a repressão já provocou cerca de 2,2 mil mortes.