Vice-chanceler da Líbia nega que Khadafi tenha pedido asilo ou pense em deixar o país

20/08/2011 - 13h34

Da Telam

Brasília – O vice-ministro de Assuntos Exteriores da Líbia, Jaled Kaim, negou hoje (20) que o líder líbio, Muammar Khadafi, esteja buscando refúgio para sua família ou que planeje abandonar o país, como afirmaram ontem rebeldes.

Kaim pediu aos governos do Egito, Marrocos, da Tunísia e Argélia que deem sua versão sobre as informações divulgadas pelos rebeldes de que estes países seriam os possíveis destinos de Khadafi e sua família.

Nem os Estados Unidos nem a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) confirmaram que Kaddafi esteja tentando deixar a Líbia. No entanto, no Cairo, capital egípcia, o representante dos rebeldes no Conselho Nacional de Transição, Abdel Monem al Houni, afirmou que um governo árabe recebeu um pedido de asilo do líder líbio.

O avanço dos rebeldes até Trípoli acelerou-se nos últimos dias, com a tomada de Zawiya y Garyan, duas localidades próximas à capital, controlada por forças leais a Khadafi. Em Zintan, prosseguem os combates entre as forças governamentais e as rebeldes.