Justiça da Noruega determina mais um mês de isolamento para autor de ataques

19/08/2011 - 13h32

Da Agência Lusa

Brasília – A Justiça da Noruega determinou hoje (19) que  Anders Behrong Breivik, de 32 anos, autor confesso dos atentados de 22 de julho, fique mais quatro semanas em isolamento em uma prisão de segurança máxima nos arredores de Oslo, a capital do país. Ele é acusado de ter provocado 77 mortes em dois atentados distintos ocorridos no mesmo dia.

Depois de Breivik ter comparecido pela segunda vez ao tribunal, o juiz Hugo Abelseth ordenou que ele fique em isolamento até 19 de setembro, quando será submetido à terceira audiência na Justiça. No entanto, Breivik recorreu da decisão, alegando "tortura sádica".

"O isolamento total é um instrumento radical. À luz da gravidade do fatos e do risco de desaparecimento de provas, o tribunal considera que a manutenção em isolamento total continua a ser necessária", disse o juiz Abelseth.

No último dia 22, oito pessoas morreram durante a explosão de um carro no centro de Oslo e 69 foram assassinadas a tiros na Ilha de Utoya. A maioria das vítimas era formada por jovens. Breivik admitiu ser o autor dos dois atentados e disse ter atuado sozinho.

Parentes das vítimas visitaram hoje a Ilha de Utoya e amanhã (20) alguns dos sobreviventes do tiroteio irão ao centro de Oslo para prestar homenagens aos mortos.