Para Tombini, crescimento menor da economia "está em linha" com as expectativas do BC

18/08/2011 - 17h25

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A economia brasileira está crescendo de forma moderada, segundo avaliação do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, que concedeu hoje (18) entrevista coletiva para a imprensa internacional por meio de teleconferência.

Ontem (17), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) mostrou queda de 0,26% em junho em relação a maio. No segundo trimestre, em relação ao período anterior, a alta foi apenas 0,69%, o que mostra desaceleração da atividade econômica.

Segundo Tombini, a moderação está em linha com o que foi previsto pelo BC e informado à sociedade e ao mercado financeiro. Para ele, o índice reflete o resultado das elevações da taxa básica de juros (Selic) este ano e das ações relacionadas às políticas de crédito e fiscal.

Na entrevista à imprensa internacional, Tombini também informou que há redução no ritmo de expansão do crédito no país e do mercado de trabalho. Ele reafirmou que a inflação no Brasil, em 2012, irá convergir para o centro da meta fixada pelo governo (4,5%), como resultado da ação da política econômica. O presidente do BC também informou que, com base nas expectativas de mercado, a inflação não deve superar o teto da meta (6,5%) este ano.

Para o presidente da autoridade monetária, o Brasil está preparado para enfrentar uma possível piora do cenário econômico internacional. Ele destacou que o sistema financeiro brasileiro é sólido e o país conta com reservas internacionais elevadas e depósitos compulsórios. Além disso, na avaliação dele, o mercado doméstico, importante no enfrentamento da crise financeira de 2008, segue forte. E garantiu que a situação fiscal do Brasil melhorou de 2008 para cá.

Edição: Vinicius Doria