Brasil deve se opor a sanções à Síria na ONU, dizem diplomatas

18/08/2011 - 8h22

Da BBC Brasil

Brasília - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne hoje (18) para definir a adoção de novas sanções ao governo da Síria comandado pelo presidente Bashar Al Assad. Para a diplomacia brasileira, as sanções individuais causam mais divisão. Apesar da crescente condenação internacional à Síria pela repressão a manifestantes civis, o Brasil deverá se opor às medidas.

Na reunião do conselho, serão discutidos os próximos passos do órgão devido à violência na Síria, deixando cerca de 1,7 mil mortos e milhares de detidos desde o início dos protestos contra o governo, em março. A família Assad está no poder há 41 anos.

O Itamaraty defenderá medidas de pressão sobre Damasco para que interrompa a violência e implemente as promessas de transição à democracia. Para o Brasil,  é necessário dar tempo para que Assad organize um processo eleitoral que permita ao país deixar o modelo unipartidário.

Na semana passada, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, exortou todos os países a cortar laços políticos e econômicos com Damasco. Segundo Hillary, ao comprar petróleo e gás natural da Síria e lhe vender armas, os países dão a Assad fôlego para manter a repressão. Líderes  europeus também adotaram sanções e alguns do Oriente Médio têm se posicionado contra Assad.

Na reunião de hoje também deve ser anunciado o envio de uma missão humanitária do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha, sigla em inglês) à Síria, com o qual o governo sírio teria concordado.