Governo vai elaborar plano de redução da incidência de hanseníase; 60% dos casos estão em 166 municípios

16/08/2011 - 17h28

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais 60% dos casos de hanseníase no país estão concentrados em 166 municípios. A informação foi dada hoje (16) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao participar de reunião com coordenadores dos programas estaduais de combate à doença.

Em 2009, o Brasil registrou mais de 37 mil novos casos de hanseníase. Os estados do Pará, Amazonas e de Mato Grosso são os que apresentam o maior número de registros. Segundo o ministro, o governo pretende reduzir a incidência da doença ao patamar recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de um caso para cada grupo de 10 mil habitantes. No entanto, Padilha não informou prazo para cumprimento da meta.

O Ministério da Saúde planeja traçar ações específicas com as prefeituras de cidades onde há grande registro da doença e também fazer a busca ativa de novos casos, o que pode aumentar a identificação de casos no país. “A busca ativa é fundamental para bloquear a transmissão da doença”.

A hanseníase atinge pele e nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. A doença pode causar deformidades físicas e tem como principais sintomas manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, ao frio ou ao toque. A hanseníase tem tratamento e cura.

A transmissão ocorre quando o doente elimina o bacilo pelas secreções nasais, tosse ou espirro. Assim que inicia o tratamento, o doente para de transmitir a doença.

Edição: Lana Cristina