Segundo Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será lançado até o fim do ano

12/08/2011 - 15h26

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Segundo Plano Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas deverá ser lançado até o fim deste ano, informou hoje (12) o coordenador de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, Ricardo Lins.

Segundo ele, o grupo de trabalho interministerial que elabora o plano deve concluir tudo até o fim de outubro. De acordo com Lins, o plano tem como foco a ampliação de ações de repressão, prevenção e atendimento às vítimas dos crimes mais comuns de tráfico de pessoas.

“[Os crimes mais comuns são os de] tráfico de pessoas para exploração sexual e prostituição, tráfico de órgãos, tráfico de pessoas para trabalho escravo ou trabalho forçado. [Há uma] visão de que de que Brasil é um país de origem, destino e trânsito [desse tipo de crime], identificado por pesquisas. No segundo plano, vamos continuar e ampliar ações que possam enfrentar essas modalidades de crime”, disse Lins.

O coordenador lembrou que, no primeiro plano, houve uma ampliação das ações de capacitação de agentes públicos e um aumento das campanhas de prevenção. Além disso, aumentou o número de denúncias e de inquéritos abertos na Polícia Federal para investigar o trafico internacional de pessoas. O serviço de atendimento às vítimas também foi reforçado, e todas essas ações serão mantidas no segundo plano, disse ele.

Lins acrescentou que o segundo plano dará continuidade às ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas, consolidando princípios, diretrizes e ações de prevenção, repressão e responsabilização dos autores dos crimes, bem como ao atendimento às vítimas.

Edição: Nádia Franco//Matéria alterada às 15h16 para correção de informações