Paulo Bernardo diz que vai ao Congresso para esclarecer denúncias de irregularidades no Dnit

11/08/2011 - 15h57

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (11), na capital paulista, que pretende ir ao Congresso Nacional nos próximos dias para esclarecer dúvidas dos parlamentares quanto a denúncias de fraudes no Ministério dos Transportes e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“Pretendo ir assim que for agendado. Faz parte do processo diplomático prestar contas ao Congresso”, disse. O ministro lembrou que recebeu convite do Congresso Nacional para esclarecer denúncias de seu envolvimento em negociações de contratos para obras de ferrovias e rodovias no Paraná.

“Alguns jornais publicaram que o Pagot [Luiz Antonio Pagot, ex-diretor do Dnit] teria dito que eu tinha responsabilidade no Dnit. Acho que vocês viram que o Pagot disse que não falou isso. Mas houve um convite, inclusive com concordância da base aliada, e eu acho que é uma obrigação ir lá. Não vejo problema nenhum nisso”.

Para Bernardo, as mudanças feitas no governo recentemente não são problemáticas e sim obrigatórias quando surgem denúncias contra algum integrante. “A partir do momento que se tem sinais de irregularidades, o governo tem obrigação de cuidar disso e a posição da presidenta Dilma foi muito clara em cuidar disso e tomar providências”.

Segundo ele, a presidenta tem tratado todos os ministros da mesma maneira. “[Ela] Chama o ministro e diz que ele tem que resolver isso, tomar providências cabíveis. Se precisar tirar gente, [ela] tira gente. E, evidentemente, [ela faz isso] considerando que o ministro merece a confiança e tem condição de o fazer. Tem caso de gente que saiu, outros que estão tomando providências”.

O ministro das Comunicações concedeu entrevista a jornalistas depois de reunião com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre investimentos no setor das telecomunicações, algo que, segundo ele, deve crescer muito e acelerar a economia nos próximos anos.

No encontro, Paulo Bernardo falou aos empresários sobre investimentos que serão feitos para a Copa do Mundo de 2014. “Falamos de banda larga, TV a cabo e os investimentos que faremos para termos internet com conexões ultrarrápidas até 2014”.

Edição: Lana Cristina//O título foi alterado