Evento sobre educação financeira ensina como gastar bem tanto para iniciantes como para investidor avançado

10/08/2011 - 19h29

Da Agência Brasil

Brasília – Uma série de palestras para ensinar a cuidar das finanças pessoais ou aperfeiçoar o conhecimento de quem já tem noção sobre o mercado financeiro e de investimentos está à disposição do público até amanhã (11), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

As palestras fazem parte do Circuito Expo Money, evento criado em 2003, com a primeira edição em São Paulo. O intuito é transmitir ao público a importância de poupar, guardar dinheiro e observar melhor as oportunidades de investimentos que o mercado oferece.

A estimativa é que, no Distrito Federal, haja 19 mil investidores individuais. Segundo o diretor de Conteúdo do Circuito Expo Money, André Dias, não é preciso entender de finanças para participar. “A Expo Money tenta criar um ambiente onde aquela pessoa que não conhece nada de investimento vai ter um conteúdo para aprender e começar a olhar de uma forma diferente os produtos que o mercado oferece. E aquelas que já têm um conhecimento sobre investimento e querem conhecer novas visões e locais de investimento aperfeiçoam [esse conhecimento]”, explica.

Há palestras para iniciantes em educação financeira, que querem, por exemplo, terminar o mês com dinheiro sobrando e aprender a fazer o planejamento de suas finanças; para os intermediários, aqueles que têm intenção de começar a investir; e os avançados, que querem explorar ou diversificar a carteira de investimentos.

Dias ressaltou que é importante que os jovens aprendam tudo sobre educação financeira. “Temos vários projetos ainda não efetivos focados nos jovens. É importante aplicar [o conhecimento sobre educação financeira] nas escolas e nas faculdades para fomentar esse interesse desde cedo.”

Edição: Lana Cristina