Região Sul deve registrar chuva até sexta-feira, prevê Inmet

09/08/2011 - 10h44

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Hoje (9) será mais um dia com ocorrência de pancadas de chuva forte e trovoadas na Região Sul. Deve continuar chovendo na Região Sul até a próxima sexta-feira (12), conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Santa Catarina, as áreas mais afetadas nas próximas horas serão o planalto sul e o litoral. O serviço de meteorologia do estado (EpagriCiram) alerta que o mar está muito agitado, e que há risco de ressaca até amanhã (10). As ondas podem chegar a 4 metros de altura ao sul de Florianópolis. O município de Araranguá, no litoral sul, registrou 91,6 milímetros de chuva, o maior volume em Santa Catarina nas últimas 24 horas. Em Xanxerê, durante a madrugada, as rajadas de vento atingiram 118 quilômetros por hora.

No Rio Grande do Sul, quatro municípios foram mais atingidos devido à queda de granizo ontem (8): Santa Rosa, Santa Maria, Viamão e Frederico Westphalen. A Defesa Civil retira moradores de regiões próximas ao leito do Rio Caí, que está com nível elevado.

No Paraná, voltou a chover bastante desde a noite de ontem (8) nos municípios mais próximos da divisa com Santa Catarina. A Defesa Civil contabiliza 152.927 pessoas afetadas. Do total, 3.046 ainda estão desalojadas e 396, desabrigadas, em 30 municípios. Até ontem (8), eram 29 municípios, com 150.793 pessoas afetadas, sendo 2.878 desalojadas e 256 desabrigadas. Seis cidades continuam em situação de emergência: Imbituva, Irati, Rebouças, Prudentópolis, Rio Branco do Sul e Salto do Lontra.

Segundo Reinaldo Kneib, do serviço de meteorologia do Paraná (Simepar), as áreas de instabilidade que estavam ontem sobre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul se deslocam rapidamente sobre o Paraná em direção ao estado de São Paulo e o Oceano Atlântico. “Duas grandes áreas de chuva com descargas atmosféricas e rajadas de vento moderadas a fortes são observadas sobre o Paraná”, ressaltou o meteorologista em boletim divulgado nesta manhã. Nas proximidades de Guarapuava e Inácio Martins, há registro de queda de granizo.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que a ligação rodoviária entre os municípios de Rio Branco do Sul e Cerro Azul, na PR-092, apresenta vários trechos com problemas, em função das intensas chuvas na região. Há 107 pontos com algum nível de comprometimento. O DER está trabalhando nesses locais para normalizar o tráfego. Segundo o órgão, foram detectados três pontos de deslizamento, com algum tipo de comprometimento do tráfego, no trecho da Rodovia PR-340 que faz a ligação entre Cerro Azul e a comunidade de Tunas.

Edição: Juliana Andrade