Comitê do Mercado Aberto do Banco Central dos EUA se reúne extraordinariamente

09/08/2011 - 9h43

Da Agência Lusa


Brasília - O Comitê do Mercado Aberto do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, marcou para hoje (9) uma reunião sob a expectativa dos investidores. O encontro ocorre no momento em que o país teve a nota de corte reduzida pela agência de classificação de riscos Standard & Poor’s e há um temor de um novo período de recessão.

“No mínimo, o Comitê do Mercado Aberto vai ter um debate sério acerca das opções de políticas, o que deve fazer e o que espera obter disso”, disse o ex-diretor adjunto da Divisão de Assuntos Monetários do Fed Roberto Perli.

No mês passado, o presidente do Fed, Ben Bernanke, disse ao Comitê dos Serviços Financeiros do Congresso que a possibilidade de a recente fragilidade econômica se mostrar “mais persistente do que o esperado” estava mantida e que “os riscos de deflação podem reemergir”, o que leva à “necessidade de apoio adicional”.

O Comitê do Mercado Aberto se reúne oito vezes por ano. A última reunião ocorreu em 21 e 22 de junho. A próxima estava marcada para o dia 20 de setembro. Mas houve a antecipação em decorrência do agravamento da crise financeira internacional.

No último dia 5, a agência de classificação de riscos Standard & Poor’s mudou a pontuação concedida aos Estados Unidos de AAA para AA+.