Bovespa sente efeitos da forte concentração em empresas do setor de commodities, constata Apimec/RJ

09/08/2011 - 17h55

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) está sendo punida na atual crise do mercado de capitais em razão da forte concentração do Ibovespa (índice que retrata o comportamento dos principais papéis negociados) em empresas do setor de commodities (produtos agrícolas e minerais negociados no mercado internacional), disse hoje (9) o presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais seção Rio de Janeiro (Apimec/RJ), Luiz Guilherme Ferreira Dias.

Ele destacou as ações da Petrobras e da Vale, que têm cerca de um terço do Ibovespa. Para ele, é hora da Bovespa ter um novo índice que reflita mais fielmente a economia brasileira, com base no critério de liquidez. A Petrobras e Vale também, assinalou, têm alta liquidez, mas elas representam um peso grande no índice.

Segundo o Apimec/RJ, a queda da Bovespa embute também fatores internos. Entre eles, citou juros altos, ameaça de inflação, real valorizado, infraestrutura e educação deficitárias e elevada carga tributária. “Mas o país tem um mercado interno que não é desprezível”. Embora a Bolsa esteja perdendo muito, acrescentou, há muitas empresas que estão com boa valorização. “E isso não está sendo refletido no Ibovespa.”

Edição: João Carlos Rodrigues