Manifestantes saíram às ruas mais uma vez no Chile reivindicando melhorias na educação

08/08/2011 - 8h38

Da Agência Lusa

Brasília – Mais uma vez, milhares de manifestantes saíram às ruas ontem (7) em Santiago, capital do Chile, em defesa de mudanças na educação. O protesto, denominado Marcha Familiar, foi convocado por estudantes do ensino secundário e por associações de pais. Há dois meses estudantes e professores lideram manifestações em todo o país em protesto às medidas anunciadas pelo governo.

A polícia chilena informou que cerca de 20 mil pessoas aderiram ao protesto. A manifestação coincidiu com a celebração do Dia da Criança no Chile, reunindo famílias completas que, com bandeiras e cartazes, reivindicavam uma educação pública de qualidade e gratuita.

A porta-voz da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Daphne Concha,  disse que a manifestação foi convocada para pedir uma educação melhor. “Exigir que esse direito seja garantido pelo Estado é a palavra de ordem de estudantes, pais, encarregados de educação, professores e famílias chilenas que se manifestaram”, acrescentou.

Diferentemente de outros protestos, a marcha foi cercada por um ambiente tranquilo e sem embates com os policiais. O clima foi elogiado pelo prefeito de Santiago, Pablo Zalaquett, que considerou “um gesto importante nesse ambiente rarefeito”.