Equador anuncia plano de investimentos na exploração de ouro, prata, cobre e zinco

08/08/2011 - 10h39

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Equador, Rafael Correa, divulgou os detalhes do Plano de Desenvolvimento de Minas. A ideia é aumentar a produção de ouro, prata, cobre e zinco no país. Correa disse os resultados obtidos por meio do plano serão observados em um prazo de três a quatro anos. Segundo ele, é o tempo necessário para a operações e os lucros gerarem impactos. O presidente estima avanços na ordem de US$ 200 milhões.

Inicialmente, os investimentos se concentram nas províncias de Azuay, El Oro e Loja, além de Santo Domingo de los Tsáchilas. O objetivo é concentrar as atividades nessas regiões, que ocupam 11,2 mil quilômetros quadrados. Mas as autoridades analisam a possibilidade de estender as atividades para mais 146.390 quilômetros quadrados – que correspondem a 56,52% do território nacional.

O vice-ministro das Minas do Equador, Federico Auquilla, disse que as reservas podem aumentar porque menos de 5% do país são explorados. Segundo ele, os estudos estão em curso. O plano do governo também sugere uma análise especial com relação a depósitos minerais no fundo do mar.

Paralelamente, as autoridades equatorianas negociam acordos com empresas de mineração - Ecuacorrientes, Fruta del Norte e San Luis – que indicaram interesse na exploração de ouro e cobre.

O ministro de Recursos Naturais Não Renováveis, Wilson Pastor, disse que o Equador terá royalties no valor de US$ 70 milhões por ano.

*Com informações da agência oficial de notícias do Equador, Andes // Edição: Juliana Andrade