Ban Ki-moon visita região de Fukushima, onde houve acidentes radioativos

08/08/2011 - 8h21

Da Agência Lusa

Brasília – Cerca de cinco meses depois do terremoto seguido por tsunami no Nordeste do Japão, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, visitou hoje (8) a cidade de Fukushima,onde centenas de pessoas ainda estão desalojadas. A cidade foi uma das mais atingidas peloss acidentes radioativos registrados na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi que fica na região.

Ban Ki-moon foi a um ginásio da capital da província de Fukushima, que serve de refúgio a 300 pessoas. O secretário-geral conversou com algumas pessoas e tentou transmitir mensagens de otimismo e conforto. “O mundo está convosco. Conjuguem esforços e não desistam”, disse Ban Ki-moon, em japonês.

Em reunião com o governador da província de Fukushima, Yuhei Sato, o secretário-geral da ONU disse que sua visita tem o objetivo de “expressar a solidariedade e a das Nações Unidas para com as autoridades locais e, em particular, para as pessoas afetadas na região”.

“Com esse acidente na central nuclear de Fukushima Daiichi aprendemos grandes lições”, disse Ban Ki-moon.  “Deveremos refletir para melhorar a nossa segurança e mecanismos para responder a esse tipo de emergência”.

Ainda hoje o secretário-geral das Nações Unidas pretende reunir-se com o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Takeaki Matsumoto, em Tóquio. Na conversa, Ban Ki-moon deve convidar o primeiro-ministro para a  Assembleia Geral da ONU – que ocorrerá em 22 de setembro, em Nova York.

Na reunião, serão apresentados os resultados de um estudo sobre o acidente na central nuclear de Fukushima. Amanhã (9), o secretário-geral da ONU vai ao seu país de origem, a Coreia do Sul.