Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O Rio Ribeira de Iguape já baixou e chegou ao nível normal, o que possibilita que mais famílias voltem para suas casas no Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo. A região foi atingida no último final de semana por fortes chuvas, que provocaram enchentes e deixaram milhares de desabrigados e desalojados.
De acordo com a Defesa Civil, em Eldorado, cidade mais atingida, apenas 50 pessoas - das 1,5 mil que ficaram desabrigadas - ainda não voltaram para suas casas. Entre os 7 mil desalojados, ainda restam mil pessoas em casas de amigos e parentes. Apesar da melhora nas condições, permanece mantido o estado de calamidade pública.
Em Jacupiranga, onde foi decretada situação de emergência, as 200 pessoas desalojadas já estão em suas casas e os serviços de água e luz na área rural foram restabelecidos. Em Registro, 608 pessoas continuam desabrigadas e 210 pessoas estão desalojadas. Os serviços de água e luz estão parcialmente interrompidos na zona rural.
Em Sete Barras, onde permanece o estado de calamidade pública, 182 pessoas que estavam desabrigadas já voltaram para casa e 3.018 pessoas continuam desalojadas. Segundo dados da Defesa Civil, o município de Iguape continua em situação de emergência, com 49 desabrigados e 280 desalojados.
De acordo com o Climatempo, neste domingo (7) a temperatura máxima na região do Vale do Ribeira deve ser de 26 graus Celsius (ºC). A mínima registrada foi 12ºC e não há previsão de chuva. Na segunda-feira (8) a temperatura aumenta, podendo chegar a 30ºC, e a mínima deve ficar em torno de 16ºC, sem previsão de chuva.
Na terça-feira (9) as temperaturas permanecem as mesmas e há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite.
Edição: Andréa Quintiere