Denúncias sobre homens armados no Complexo do Alemão são maioria no disque denúncia

04/08/2011 - 15h28

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Oito meses depois da expulsão de traficantes armados nos Complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio, a maioria das mais de 600 denúncias feitas à Força de Pacificação é de alerta a respeito da presença de indivíduos armados nas ruas.

De acordo com o coronel João Paulo da Cas, integrante da Força de Pacificação, outra denúncia frequente no Disque Denúncia (0800-171700) é a de abandono de carros roubados.

“Esta quantidade de denúncia é considerada alta. Mas após cada denúncia enviamos uma tropa para avaliar e tomar as providências. Pedimos o apoio da população: se houver pessoas armadas que a comunidade informe e tomaremos as providências necessárias”, declarou o coronel que adiantou que vários suspeitos armados já foram detidos pelos militares desde a ocupação das Forças Armadas.

O Exército está presente na comunidade desde a expulsão de traficantes armados em novembro de 2010, transmitida pela televisão ao vivo para todo o país, e responde pela segurança de mais de 65 mil moradores de 13 comunidades. Entretanto, a presença do Exército não tem intimidado alguns traficantes que continuam ameaçando moradores e exibindo armas no meio da rua. Em maio, a família de um homem assassinado fugiu da Favela Nova Brasília, devido a ameaças de traficantes.  
        
O governo do estado anunciou há duas semanas que a região ganhará no fim do mês a primeira das unidades de Polícia Pacificadora (UPP) previstas para os complexos, quando haverá a saída gradual das Forças Armadas.

 

Edição: Lílian Beraldo