Rio sedia maior feira da indústria naval da América Latina

03/08/2011 - 8h56

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com cerca de 350 expositores de 15 países, começa hoje (3), no Centro de Exposição SulAmérica, no Rio, a Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, maior evento do gênero na América Latina.

A Navalshore 2011 será realizada até sexta-feira (5) quando deverá receber, segundo os organizadores, mais de 14 mil visitantes, entre eles autoridades dos governos estadual e federal e executivos da iniciativa privada.

Para a gerente da feira, Bárbara Nogueira, o interesse despertado pelo evento reflete o atual estágio de desenvolvimento da economia nacional e, em particular, da indústria naval e offshore brasileira, que vai definindo suas demandas e exigindo do mercado nacional e internacional uma pluralidade de serviços e equipamentos. Ela disse que o evento tem este ano um diferencial: reúne, pela primeira vez, um grupo de empresas nacionais e internacionais de grande relevância em termos de know-how e potencialidade de negócios.

O encontro é realizado no momento em que a indústria naval do país é estimulada pelas encomendas da Petrobras voltadas para a exploração e o desenvolvimento dos campos do pré-sal na Bacia de Santos. Contribuem ainda iniciativas como a da Transpetro, braço logístico da Petrobras, que vem implementando o Programa de Modernização e Expansão da Frota nacional de Petroleiros (Promef).

Com a encomenda de 49 navios, o programa possibilitou a construção de novos estaleiros e a modernização das unidades existentes. Com isso, o país tem atualmente a quarta maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo e ocupa a quinta posição no ranking de encomendas de navios em geral.

A frota de porta-contêineres também apresenta recuperação: somente em 2011, 181 navios de pequeno porte foram encomendados - mais que os 124 encomendados em todo o ano passado.

Entre as autoridades convidadas para o evento estão o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Julio Bueno, e o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

Edição: Graça Adjuto