Municípios da Região Sul registram temperaturas baixas no início da manhã

03/08/2011 - 11h14

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - As temperaturas continuam em declínio hoje (3) na Região Sul. As mínimas mais baixas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no início da manhã, foram no município catarinense de Urubici (-2,3 graus Celsius [°C]) e em São José dos Ausentes e Inácio Martins, ambos no Rio Grande do Sul, com 0,7 °C. O serviço de meteorologia do governo de Santa Catarina Epagri/Ciram confirmou ocorrência de neve hoje em São Joaquim (SC). Amanheceu nevando na cidade ontem (2).

As estações do Epagri/Ciram, segundo o meteorologista Marcelo Martins, registrou neve ontem nos municípios catarinenses de Água Doce, Urubici, Urupema e Bom Jesus. No Rio Grande do Sul, o Epagri/Ciram confirmou a ocorrência de neve em São José dos Ausentes e São Francisco de Paula. No Paraná, nevou ontem em Palmas, sul do estado.

De acordo com o serviço de meteorologia do Paraná (Simepar), uma massa de ar frio e seco deixa as temperaturas abaixo de 10°C nesta manhã, em quase todo o estado. No decorrer do dia, o sol aparece entre muitas nuvens na maioria das regiões.

A Defesa Civil do Paraná registra na manhã de hoje 1.867 pessoas desalojadas e 144 desabrigadas dentre as 138.487 afetadas pelas chuvas dos últimos dias. O governo do estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e com o apoio do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), já enviou colchonetes, cobertores, água e alimentos para os 27 municípios mais atingidos.

Edição: Talita Cavalcante