França autoriza extradição de Noriega para o Panamá, mas ex-presidente vai recorrer da decisão

03/08/2011 - 15h52

Da Agência Lusa

Brasília – O governo da França autorizou hoje (3) a extradição do ex-presidente do Panamá Manuel Antonio Noriega – deposto em 1989 – que cumpria pena em uma prisão em Paris. O primeiro-ministro francês, François Fillon, assinou o decreto de extradição no último dia 6 e Noriega foi notificado pelo Ministério Público de Paris no dia 29.

Porém, a extradição só ocorrerá mediante deliberação de um juiz de aplicação de penas. Noriega tem mais um mês para recorrer da decisão. O advogado de Noriega, Yves Leberquier, informou que há uma audiência marcada para 8 de setembro e que pedirá revisão do decreto.

Noriega governou o Panamá no período de 1983 a 1989. O atual governo panamenho exige a extradição do ex-presidente para que ele cumpra pena por vários crimes, inclusive o de responsabilidade no desaparecimento de vários opositores, como Hugo Spadafora, encontrado decapitado.

Depois de 20 anos de detenção em uma prisão de Miami, nos Estados Unidos, por tráfico de drogas, Noriega foi extraditado para a França em 26 de abril de 2010. Em julho do ano passado, ele  foi condenado pelo Tribunal Correcional de Paris a sete anos de prisão por lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de droga, no valor de cerca de 2,3 milhões de euros.

Em julho de 1999, Noriega já tinha sido condenado à revelia pela Justiça da França a dez anos de prisão e ao pagamento de 13,5 milhões de euros pelo crime de lavagem de dinheiro.