Fixada norma para produção de cogumelos, sementes e mudas em sistemas orgânicos

03/08/2011 - 16h51

Christina Machado
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Agricultura publicou hoje (3), no Diário Oficial da União, duas instruções normativas que regulamentam a produção de cogumelos comestíveis e a produção de sementes e mudas em sistemas orgânicos de produção.

Com as novas regras, os produtores que se utilizam do sistema orgânico de produção poderão certificar seus produtos e conseguir o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O selo público oficial é usado para identificar e controlar a produção nacional de orgânicos desde 1º de janeiro deste ano. De acordo com o coordenador de Agroecologia, do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, as regras poderão servir para estimular o hábito de consumo do cogumelo, considerado por ele como grande fonte de proteína e ótima alternativa alimentar para quem não ingere proteína animal.

Na agricultura orgânica não são empregados produtos químicos sintéticos tais como fertilizantes e pesticidas, nem organismos geneticamente modificados. O sistema orgânico adere aos princípios da agricultura sustentável, não aplicando nada que deixe resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

Edição: Lana Cristina