Santos e Calderón se reúnem no México e querem ampliar o combate ao crime organizado na América Latina

02/08/2011 - 10h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do México, Felipe Calderón, negociam vários acordos nas áreas de combate ao tráfico de drogas e incentivo de cooperação em política internacional e meio ambiente. Santos e Calderón alinhavam uma proposta a ser apresentada a outros líderes políticos da comunidade internacional para ampliar medidas de combate ao crime organizado.

Santos fica na Cidade do México até sexta-feira (5) onde mantém reuniões com diversas autoridades. Nos encontros, Santos e Calderón expressaram o desejo de negociar um acordo de cooperação com os demais países da região para combater o crime organizado e o narcotráfico. A ideia é buscar parcerias na América Central, segundo os presidentes.

Durante sua visita oficial, Santos já assinou acordos com Calderón para intensificar as parcerias bilaterais. Ambos firmaram um novo tratado de extradição, um acordo para a transferência de pessoas condenadas e modificaram a parceria de cooperação em matéria de assistência jurídica. Ambos os presidentes assinaram ainda acordos nos setores de telecomunicações e transportes.

Santos tem reuniões com o presidente do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México, Saizar Consuelo, e com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça do país, Juan Silva Meza. Também tem encontros com senadores e deputados mexicanos.


*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur, com sede em Caracas, na Venezuela  //  Edição: Lílian Beraldo