Governo avisou oposição que ministros denunciados darão explicações no Congresso, diz Vaccarezza

02/08/2011 - 20h15

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os ministros que forem denunciados por irregularidasdes em suas pastas comparecerão ao Congresso Nacional para prestar esclarecimentos aos parlamentares. A garantia foi dada hoje (2) aos líderes da oposição e da base governista pelo líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Ao falar à imprensa, o vice-líder do governo, deputado Odair Cunha (PT-MG), que também participou da reunião de líderes, confirmou a posição de Vaccarezza.

“Sobre qualquer denúncia que recair sobre qualquer ministério haverá total disposição do governo para que os ministros venham ao Congresso e deem as explicações devidas e necessárias sobre os temas que forem levantados . Essa é a posição do governo e nós avisamos isso à oposição”, disse Cunha.

“Não haverá necessidade de se fazer convocação na medida em que há disposição imediata para que os ministros venham ao Congresso. Haverá um novo tratamento por parte do governo na vinda dos ministros ao Congresso Nacional”, disse o vice-líder.

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), disse que a oposição concordou com a posição do governo. “Da nossa parte, vamos chamar todos ministros que estejam envolvidos em irregularidade para prestar esclarecimentos. Contaremos com a anuência e concordância do líder do governo para isso”.

Hoje, antes da reunião de líderes, os partidos de oposição deram inicio à apresentação de requerimentos de convocação de ministros para prestar esclarecimentos sobre denúncias. Ao todo só o PSDB apresentou 13 requerimentos em diversas comissões técnicas para convocação de ministros e convites para dirigentes de órgãos comparecerem à audiências públicas em várias comissões da Câmara.
 

 

Edição: Rivadavia Severo