Biblioteca Nacional retoma programa de palestras destacando a crônica na vida carioca

02/08/2011 - 20h55

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Biblioteca Nacional retoma amanhã (3) a programação do Quarta às Quatro, programa de palestras semanais com entrada franca, realizado sempre às quartas-feiras, às 16h. Em seu sexto ano de atividades, o programa apresenta na edição de 2011 o tema De João do Rio a Drummmond, a Crônica da Cidade.

Até 7 de dezembro, um escritor, cronista, pesquisador ou crítico literário fará, semanalmente, a narração de uma crônica da cidade ou falará sobre um grande cronista brasileiro. Ao revisitar a crônica, gênero que nasceu nas páginas de jornais e revistas, a série de palestras dá visibilidade ao acervo da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, o maior conjunto de periódicos da América Latina.

Concebido por Vitor Iorio, jornalista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Quarta às Quatro tem atraído, nesses seis anos de existência, um público diversificado. Nas edições de 2009 e 2010, uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação levou ao Auditório Machado de Assis, onde são realizadas as palestras, cerca de 7 mil alunos e 300 professores de escolas públicas do estado. Turmas do ensino médio de escolas particulares também participam dos encontros semanais. Antes de serem conduzidos ao auditório, os estudantes fazem uma visita guiada à Biblioteca Nacional.

A sexta temporada será aberta com a palestra A Crônica Feminina, a cargo da atriz e também escritora Maitê Proença. No encontro, ela vai mostrar a olhar da mulher, nos textos desse gênero literário, sobre a cidade do Rio de Janeiro. Em sintonia com a exposição O Brasil Feminino, em cartaz na biblioteca, a palestra busca resgatar a contribuição das autoras na crônica, por muito tempo vista como um espaço masculino na imprensa brasileira.

Edição: Lana Cristina