Avião da FAB com oito pessoas cai em Santa Catarina

02/08/2011 - 18h19

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu esta tarde quando ia de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), para o Rio de Janeiro. Segundo o Comando da Aeronáutica, oito pessoas estavam a bordo da aeronave, um C-98 Grand Caravan pertencente ao 5º Esquadrão de Transporte Aéreo.

Ainda de acordo com a Aeronáutica, o monomotor partiu da Base Aérea de Canoas às 11h35 e caiu às 13h30, quando sobrevoava o município de Bom Jardim da Serra (SC), a 135 quilômetros de Florianópolis.

Um helicóptero H-60 Blackhawk da Aeronáutica decolou da Base Aérea de Santa Maria (RS) em direção ao local do acidente com uma equipe de resgate. A Aeronáutica ainda não informou a identidade das pessoas que viajavam no avião - se todos eram militares e se houve ou não sobreviventes.

Pelo menos mais quatro aviões da FAB já haviam se acidentado este ano, deixando cinco militares mortos.

Em fevereiro, um caça A-29 (Super Tucano) apresentou problemas mecânicos e o piloto teve que abandonar a aeronave, que caiu próximo à pista de pouso do aeroporto de Porto Velho (RO). Em maio, outro Super Tucano caiu próximo à cidade de Pureza, a 50 quilômetros de Natal (RN). O piloto da aeronave, o aspirante-a-oficial Danilo Bello Seixas, 24 anos, morreu no acidente.

O penúltimo acidente ocorreu em julho. Dois aviões T-25 da FAB se chocaram durante uma missão de treinamento na área de instrução da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No acidente morreram os capitães Tibério César Corvello Vitola e Alex Araújo Affonso Rego e os tenentes André Luiz Franchi Grigoletto e Jamil Nazif Rasul Neto.

Alterada para acréscimo de informação. Edição: João Carlos Rodrigues