Parlamento da Noruega faz homenagem às 77 vítimas dos atentados de Oslo e Utoya

01/08/2011 - 14h46

Da Telam


Brasília – O Parlamento da Noruega homenageou hoje (1º) as 77 vítimas dos ataques em Oslo e na Ilha de Utoya, no último dia 21. Durante a cerimônia, o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, elogiou a coragem cívica de seus compatriotas. "Meu maior agradecimento vai para o povo norueguês, que foi responsável e manteve sua dignidade, escolhendo a democracia", disse.

"A Geração de 22 de julho é de heróis e esperança", acrescentou o primeiro-ministro dirigindo-se às famílias das vítimas. "Graças a eles podemos ir em frente com uma fé renovada em nossos valores fundamentais e na esperança de que as sementes de diálogo e tolerância criam raízes."

Pesquisa divulgada hoje pelo jornal Verdens Gang informou que 65,5% dos noruegueses defendem que devem ser adotadas penas mais duras para crimes, como os ataques ocorridos no país. Na cerimônia de hoje o rei Harald V e o príncipe herdeiro Haakon também fizeram um minuto de silêncio e cantaram o hino nacional.

No mesmo ato, o secretário-geral do Conselho Norueguês Islâmico, Methab Asfar, disse que o Ramadã este ano – mês de jejum e meditação para os muçulmanos – ocorrerá sob o signo da dor das vítimas e suas famílias.

Das 77 vítimas, a maioria tinha entre 14 e 19 anos. Os jovens estavam em um acampamento de verão do governante do Partido Social-Democrata da Ilha de Utoya. Anders Breivik Behring, ligado à extrema direita xenófoba, 32 anos, confessou que os ataques foram feitos por seu ódio de imigrantes muçulmanos e para dar um "sinal claro" ao governo.