Defesa Civil: chuva de hoje deve causar menos transtornos no Sul

26/07/2011 - 13h15

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – A chuva que atingiu a Região Sul desde a manhã de hoje (26) não deverá causar transtornos como a que ocorreu há dez dias e afetou 116 mil pessoas só no Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil do estado. O último balanço mostra que 4.103 edificações foram danificadas, 13.770 pessoas ficaram desalojadas e 5,4 mil, desabrigadas.

“Como não choveu nos municípios mais atingidos nos últimos dias, a água baixou e muitas pessoas já retornaram às casas. Podemos contabilizar que hoje apenas um terço do total que consta neste último levantamento ainda está desabrigado”, disse o coordenador da Defesa Civil, coronel Oscar Moiano. Vinte municípios estão em situação de emergência e mais 17 apresentaram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), que antecede o decreto de emergência.

Segundo o coordenador, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul está trabalhando junto com as coordenadorias regionais para atender aos municípios mais atingidos, que já receberam cestas básicas, kits de limpeza e colchões. As chuvas castigaram principalmente as cidades de Encantado, Bom Princípio, Cruzeiro do Sul e Parobé. Somadas, mais de 30 mil pessoas foram afetadas nessas regiões pela cheia de rios ou deslizamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva forte no estado até sexta-feira (29). “Já fomos informados e estamos em alerta para atender a possíveis emergências”, disse o coordenador da Defesa Civil.

As rodovias estaduais das regiões Vale do Taquari e Vale do Caí, que haviam sido interditadas, já estão liberadas ao tráfego. Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), permanece interditada somente a ERS-411, entre Guaporé e Vista Alegre do Prata, na região da Serra, que receberá os reparos necessários e deverá ser liberada nas próximas semanas.

Edição: Talita Cavalcante