Vôlei de praia do Brasil está na final do feminino e do masculino dos Jogos Mundiais Militares

22/07/2011 - 18h25

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Duas duplas brasileiras vão disputar amanhã (23) medalhas de ouro no vôlei de praia, na quinta edição dos Jogos Mundiais Militares. Na categoria masculina, Jan Ferreira e Bernardo Romano, que venceram hoje (22) os compatriotas Rogério Ferreira e Roberto Pitta, enfrentam a dupla chinesa Wei Liu e Shun Zhou.

No feminino, Vanilda Leão e Ângela Vieira venceram, por 2 sets a 0, Camila Fonseca e Rachel Nunes. Elas jogam a final, na arena montada na Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, contra as chinesas Chang Liu e Jiahui Fan.

Para Ângela, o primeiro objetivo, de chegar à final, já foi conquistado, mas o sonho é garantir o primeiro lugar no pódio. “Chegamos até aqui, com muito suor e muito treino. Agora é entrar concentrada em quadra, montar nossa estratégia para amanhã e tentar o ouro”, disse, após posar para fotos com um grupo de veteranos da Marinha.

Para o fuzileiro naval Valdo de Andrade, de 73 anos de idade, ver tantos brasileiros disputando finais na competição “é um orgulho”. “É muito bom ver nosso país ser representado por atletas que conquistam destaque em tantas modalidades”, disse.

Na arquibancada, alunos de escolas municipais do Rio acompanhavam as partidas das duplas brasileiras. Segundo a professora de educação física Regina Célia, as crianças estavam ansiosas para participar do evento. Ela levou para o bairro de Copacabana 40 crianças da Escola Municipal João Goulart, em Vila Isabel, zona norte do Rio.

“Muitos deles não têm tantas oportunidades de vir à zona sul e de assistir a uma partida tão de perto, então estão muito animados. Como hoje é o último dia antes das férias, eles estão fechando o semestre com chave de ouro”, declarou.

Usando um boné com as cores da bandeira brasileira, a estudante Clara Daniela Ferreira, de 11 anos de idade, disse que adorou o passeio e a oportunidade de ver as jogadoras de vôlei de praia. “É a primeira vez que venho à Praia de Copacabana e estou amando. Melhor ainda porque não tem jeito de perder. As duas duplas são brasileiras”, disse.

Vestida de Carmem Miranda, Rosemary de Oliveira Bohrer, de 57 anos de idade, era uma das torcedoras mais animadas. No alto da arquibancada, ela acompanhou as partidas dançando e comemorando a cada ponto. “Aqui não estou torcendo para ninguém. Como o Brasil enfrenta o próprio Brasil, o dia é só de festa”, disse.

 

Edição: Aécio Amado