Cresce número de empregos no comércio varejista da região metropolitana de SP, segundo entidade

18/07/2011 - 16h06

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O emprego formal no comércio varejista da região metropolitana de São Paulo cresceu 6,3% no mês de abril em comparação com o mês do ano passado, com um saldo de 942.215 posições ocupadas. Segundo dados divulgados hoje (18) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), esse é o melhor resultado dos últimos 12 meses, incluindo o Natal, época em que aumentam as contratações no comércio varejista.

Já em relação ao mês de março, houve crescimento de 0,40% no número de empregados formais no comércio varejista de São Paulo, de acordo com a Fecomercio. Os dados divulgados pela entidade se baseiam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Apesar do aumento de empregos formais, assinala a entidade, houve redução no ritmo de crescimento de contratações, já que o desempenho das vendas no comércio varejista apresentou recuo de 2,7% em abril deste ano em comparação ao mesmo período de 2010. A expectativa da Fecomercio é que o ritmo de contratações deve cresça em ritmo menor este ano.

“O atual cenário econômico é menos propício à evolução das contratações, porque variáveis como inflação e taxas de juros já apresentam uma trajetória ascendente, encurtando a renda dos consumidores e, consequentemente, reduzindo o ritmo de vendas do varejo”, observa a Fecomercio, em nota.

A média salarial do comércio foi R$ 1.407 em abril, inferior ao mês de março: R$ 1.412.

Edição: João Carlos Rodrigues