Jogos Mundiais Militares têm disputas hoje no futebol feminino e no paraquedismo

16/07/2011 - 11h24

Vitor Abdala
Reporter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, que ocorre na capital fluminense, prossegue hoje (16) com o segundo dia de competições. Esta manhã, a seleção feminina brasileira enfrenta a França, pela primeira rodada do torneio de futebol, no Estádio de São Januário, do Vasco da Gama, na zona norte da cidade do Rio. No mesmo horário, jogam no campo do quartel da Marinha, em Olaria, Alemanha e Holanda, completando a primeira rodada.

Em Resende, cidade na região sul fluminense, serão realizadas, até as 17h, as primeiras provas de paraquedismo. Estão sendo disputadas nestes Jogos duas modalidades: precisão de aterragem (em grupo e individual) e formação em queda livre.

Na prova de precisão, depois de saltar de um avião a 1.200 metros de altura, o atleta precisa acertar o calcanhar em um ponto de 2 centímetros de diâmetro colocado no chão.

Na prova de formação em queda livre, quatro paraquedistas têm de fazer o maior número de figuras, a partir de uma sequência previamente estabelecida, durante os 35 segundos de queda livre. Um quinto paraquedista filma o salto e repassa as imagens aos juízes da prova.

Às 16h terá início no Estádio João Havelange, no Engenho de Dentro, a cerimônia de abertura oficial dos Jogos. Está prevista uma apresentação que deve envolver 2,3 mil pessoas, entre elas 1,2 mil crianças e adolescentes de escolas públicas do Rio, e que vai mostrar as belezas naturais do Brasil.

Também são esperadas duas performances aéreas durante a cerimônia. Às 16h30, se apresenta a Esquadrilha da Fumaça e às 18h os aviões de caça F-5 farão um voo rasante passarão, a 200 metros de altura do estádio.

A pira dos Jogos será acesa pelo ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que jogou pela seleção militar brasileira no início da carreira, logo depois de ter sido campeão mundial em 1958, na Suécia.

 

Edição: Aécio Amado