Leilão de gás pode ter desconto maior que o anunciado pela Petrobras, prevê Graças Foster

15/07/2011 - 18h36

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O leilão de gás natural previsto para a próxima semana pode resultar em um desconto ainda maior do que os 14,3% anunciado ontem (14) pela Petrobras para os contratos a partir de 1º de agosto. “Vai depender do apetite do consumidor pelo gás”, disse hoje (15) a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster. Na avaliação da diretora, este tipo de venda do gás que não está sendo usado pelas térmicas geralmente é feita “com um deságio de 40% a 50%”.

O desconto tem como objetivo, segundo ela,  manter a competitividade do gás em relação a outras fontes de energia. “O gás natural é uma opção para o consumidor. Existe uma relação conveniente e adequada ao consumidor, e eu tenho que respeitar essa opção. A gente compete com a água, com o vento e com outros combustíveis líquidos, e o traço fundamental é manter o interesse dos consumidores e das distribuidoras pelo gás natural”, disse durante a cerimônia de posse de dois novos diretores da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Esta é a segunda redução de preço do produto este ano. Em maio, a Petrobras concedeu desconto de 9,7%. Graças Foster explicou que a medida não tem sazonalidade, mas “é decorrente de análise de mercado. É feito o aumento e é dado um desconto imediatamente. Você fatura o aumento que está previsto em fórmula e dá o desconto na mesma fatura, e o valor do desconto é exatamente igual ao valor do aumento previsto”.

A diretora da Petrobras alertou os consumidores paa que estejam atentos à decisão ao valor do desconto concedido pela estatal. “É fundamental que essa diferença seja repassada para os consumidores, especialmente o industrial”, disse.

 

Edição: Aécio Amado