Brasil acompanha atentamente negociações para o fim da crise na Líbia, diz Patriota

14/07/2011 - 13h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (14) à Agência Brasil que o governo brasileiro e a comunidade internacional acompanham atentamente as negociações para encerrar a crise na Líbia. As articulações são comandadas pela Turquia no Grupo de Contato que se reunirá amanhã (15), em Istambul, maior cidade turca.

A situação na Líbia se agravou depois da entrada da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nas operações. A organização obteve autorização das Nações Unidas para ocupar uma área de exclusão aérea no país. Desde então, forças leais ao presidente líbio, Muammar Khadafi, oposição e integrantes da Otan enfrentam-se nas ruas das principais cidades líbias.

O governo da Turquia elabora uma proposta denominada Roteiro de Paz, que define as alternativas políticas para uma resolução da crise e para o estabelecimento de um período de transição democrática. Os europeus defendem intensificar a pressão para que Khadafi aceite negociar e abra mão do poder, que detém há 42 anos.

O Grupo de Contato para a Líbia foi criado na Conferência de Londres de 29 de maio. Houve três reuniões anteriores a que ocorrerá amanhã – em abril, no Qatar, em maio na Itália e, em junho, nos Emirados Árabes Unidos.

Representantes da Otan, Liga Árabe, União Africana, das Nações Unidas e do Conselho de Transição (órgão formado pela oposição a Khadafi) estarão presentes nas discussões. No total, serão 40 países representados na reunião. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, confirmaram que participarão do encontro.

*Com a agência pública de notícias de Portugal, a Lusa

Edição: Rivadavia Severo