Governo quer reduzir impostos para construção de redes de telecomunicações

13/07/2011 - 14h12

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo está estudando a redução de impostos para a construção de redes de telecomunicações. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (13) que está sendo avaliada a criação de um regime especial de tributação para redução de impostos como PIS/Cofins para equipamentos e redes de fibras ópticas. Segundo ele, o barateamento vai incentivar a construção de novas redes.

“O acordo que fizemos com as empresas vai massificar muito largamente a internet e se não tiver a infraestrutura podemos ter problemas. Com isso estamos apostando que vai ter grandes investimentos também”, explicou.

Hoje, a operadora TIM assinou um acordo com a Telebras para adesão ao Plano Nacional de Banda Larga, possibilitando a oferta de internet móvel a R$ 35 em algumas cidades.

Paulo Bernardo explicou que, assim como já foi feito com outros equipamentos como modem e computador, as empresas que aderirem ao Processo Produtivo Básico poderão ter mais descontos. “Vamos definir isso nos próximos dias, mas até agora está transitando bem no governo, não tem dificuldades, que eu tenha percebido”, disse o ministro.

Edição: Fernando Fraga