Mulheres argelinas podem usar véu islâmico em fotos de documentos

09/07/2011 - 13h25

Da Agência Lusa

Brasília - As mulheres argelinas podem manter o véu nas fotografias para os documentos de identificação, afirmou hoje (9) o ministro do Interior da Argélia. Em declarações que surgem na imprensa de hoje, citadas pela Agência France Press (AFP), o ministro Dahou Ould Kablia deu a garantia em resposta à pergunta de um deputado da Assembleia Nacional, sobre "a obrigação imposta às mulheres por certas dairas [autarquias]" para que não usem o véu para tirar fotografias de documentos de identificação.

O governante argelino garantiu que tal obrigação não é legal. "Já apresentamos um modelo de fotografia de identificação para a mulher que usa véu e que deixa visíveis os olhos e a boca sem exigir que ela deixe a descoberto as orelhas e os cabelos", sublinhou Kablia.

Em 2010, quando do lançamento do bilhete de identidade e passaporte biométricos, os partidos islâmico e as associações de ulemas (teólogos do Islã) argelinos protestaram contra a proibição inicial que vedava às mulheres o uso do véu e, aos homens, a barba nas fotografias para aqueles documentos.