Coluna do Ouvidor - Implementações nos mecanismos de busca da Agência Brasil

08/07/2011 - 10h13

Paulo Machado
Ouvidor da Agência Brasil

Brasília - Inovações só trazem resultados com o tempo. Mas de nada adianta o tempo decorrido se não formos sensíveis aos reclamos dos usuários. É neste sentido que as opiniões e reclamações dos leitores têm colaborado para que a Superintendência de Comunicação Multimídia – Sucom da EBC aprimore os recursos tecnológicos do site da Agência Brasil.

Os mecanismos de busca têm sido os instrumentos de navegação dos quais mais os leitores reclamam. Grande parte da pesquisa retorna sem resultados ou com resultados que nada têm a ver com o que se procura, apesar de sabermos que o arquivo (notícia, imagem, áudio) existe, ou pelo menos já existiu um dia no acervo da ABr.

A atual Superintendência está trabalhando para resolver esses problemas implementando as ferramentas e tornando-as mais amigáveis e eficientes.

Nas ultimas semanas esta Ouvidoria recebeu duas demandas sobre o assunto. Fabiane Cavalcanti, editora de Brasil/Internacional do Jornal do Commercio de Recife – PE, escreveu: “Onde está o banco de imagens tão vasto que a ABr disponibilizava? O sistema  de pesquisa ficou péssimo desde a última mudança no site - tudo misturado,  foto, texto... Não seria possível retomar como antes, com o acesso  específico ao banco de imagens?”

Sebastião Ribeiro escreveu: “Há um bug [erro de funcionamento] na pesquisa da página inicial de vocês. Eu  digito ‘soja’ e ele me dá milhões de resultados com ‘seus’ e ‘suas’. Eu  digito USDA, ele presume que eu queira ‘usado’... Sugiro correção.”

A Sucom respondeu: “... fizemos um aprimoramento na ferramenta de pesquisa do site da Agência Brasil para permitir a integração de todos os bancos de dados (informações anteriores a 2003, fotos, galerias e informações posteriores a 2003), pois havia reclamações de leitores sobre as dificuldades para pesquisar. Também aprimoramos a pesquisa para termos uma busca por aproximação, pois antes só era possível digitando a palavra exata. Se não digitasse tal como fora escrito na postagem, não seria encontrada a matéria ou foto. Um erro de digitação de quem postou ou de quem estaria pesquisando inviabilizaria o resultado correto. Mas mantivemos na pesquisa avançada a possibilidade de procurar pela palavra exata. Portanto, o resultado por aproximação não é um bug. Para evitá-lo, o leitor precisa fazer uma busca avançada. Pretendemos aperfeiçoar a ferramenta para que as duas opções fiquem em destaque na página. Agradeça ao leitor pela compreensão.

As mudanças na ferramenta de pesquisa da Agência Brasil foram motivadas pela percepção de que a ferramenta anterior não satisfazia especialmente editores de jornais ou sites da internet, como pode ser verificado na mensagem da editora Fabiane Cavalcanti, do Jornal do Commercio, de Recife. Eles sempre estão com pressa e precisam escolher a melhor foto em um universo restrito. A ferramenta atual permite isso, pois tem vários filtros. Pode-se pesquisar genericamente todo o conteúdo dos sites da EBC ou apenas os da Agência Brasil. Pode-se pesquisar tudo que foi publicado na Agência Brasil (texto, áudio, foto, versão em inglês) ou selecionar apenas fotos. Pode-se pesquisar fotos de todo o acervo digitalizado (antes estava separado em até 2003 e de 2003 para cá), de um determinado dia ou período em questão ou de um determinado evento (digitando Dilma, Itamar, Velório, por exemplo, teria como resultado apenas 7 fotos publicadas, o que facilita a escolha). A ferramenta ainda precisa de ajustes, mas foi um grande avanço, resultado do esforço que fizemos para desenvolver o sistema que melhor atende os usuários. No começo, pode ser mais complicado, especialmente para quem já estava acostumado a encontrar o que procurava pelo sistema anterior. Mas logo os leitores perceberão que a nova ferramenta supera em muito a anterior.”

Esta Ouvidoria realizou diversas pesquisas para testar as implementações.

Os filtros iniciais funcionam quando a busca é feita pelo dispositivo de pesquisa disponível logo abaixo do logotipo da ABr, que corresponde ao espaço em branco com a lupa ao lado. São como uma peneira muito grossa que deixa passar quase tudo - motivo da reclamação da leitora Fabiane Cavalcanti. Depois dessa primeira varrida resulta uma longa lista de itens, muitos dos quais não têm nada a ver com o que se procura. Daí, sim, aparece a barra "Opções". Porém, antes de poder usar os filtros o leitor tem que repetir a busca, desta vez estipulando as datas - o intervalo não pode exceder um ano - acionando o dispositivo "Pesquisar por termo(s) exato(s)". Ao testarmos esta opção descobrimos que houve uma grande melhora no sentido de que o leitor pode entrar com uma frase ou palavras soltas, separadas por vírgulas, como no exemplo dado pelo Sucom das fotos da presidente Dilma no velório do Itamar, os resultados saem completos e iguais. Finalmente, nesta etapa, os filtros podem ser usados para limitar a lista à busca pelo tipo de arquivo de que se necessita: fotos, notícias, áudios e etc. Outra coisa boa que foi restaurada nesta etapa é que agora o leitor pode escolher quantos itens deseja, até 100 serão exibidos de cada vez. A eliminação desta opção foi motivo de reclamações quando o site foi renovado.

Quando a pesquisa é feita usando a barra "Pesquisar", o leitor pode filtrar por tipo de arquivo (fotos, notícias, etc.), mas não pode entrar com palavras soltas. O que ele pode fazer é o seguinte: faça a busca inicial com uma das palavras - "maconha" por exemplo, e depois clique em "Busca avançada" e digite outra palavra - "legalização", no caso – clicando no espaço "Com qualquer dessas palavras". O resultado é uma lista de itens que contém as duas palavras. Para refinar a busca, a alternativa é entrar com as palavras-chaves no espaço "Com a frase", mas aí o leitor tem que acertar a frase exata: "legalização da maconha" funciona; "legalização maconha" não produz resultado. Usando este dispositivo os leitores não têm a opção de quantos itens serão exibidos por página. Continuam sendo dez de cada vez.

Assim, sugerimos que o primeiro filtro, que trabalha por aproximação e semelhança, tenha seu dispositivo refinado – que a peneira feche um pouco para se tornar mais eficiente. Nesta etapa o filtro pode perdoar acentos, letras maiúsculas e minúsculas, singular e plural e eventualmente a troca de uma letra na digitação. Talvez nada mais que isso. Mas é necessário que a alternativa da busca avançada esteja disponível desde o primeiro momento da pesquisa para o leitor poder ir direto ao que precisa.

Além das atuais modificações que estão sendo implementadas há que se ressaltar a importante recuperação do acesso a uma boa parte do acervo público da ABr que encontrava-se até então inacessível.

Até a próxima semana.