Tesouro lança hoje títulos da dívida externa nos Estados Unidos e na Europa

07/07/2011 - 12h44

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Tesouro Nacional realiza hoje (7) a primeira operação do ano de venda de títulos da dívida externa brasileira. Os papéis, chamados de bônus da República, são em dólares, com vencimento em janeiro de 2021, e serão lançados nos mercados americano e europeu. Se a operação for realizada dentro das expectativas do governo brasileiro, o Tesouro poderá emitir os títulos também na Ásia, após a abertura daquele mercado.

Ao participar de audiência pública no Senado ontem (6), o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse que o momento é favorável para o país voltar a emitir títulos no mercado internacional. “O momento é favorável nesse sentido [para a emissão de títulos]. Os fundamentos do Brasil têm sido mais reconhecidos, na prática, pelo mercado. Tanto é que temos taxas muito baixas hoje nos títulos brasileiros”, destacou.

De acordo com nota do Tesouro, a emissão será liderada pelos bancos Goldman Sachs e Santander. O resultado total será anunciado somente depois de concluída a eventual oferta no mercado asiático.

As operações de lançamento de títulos servem para captar recursos ou para avaliar a aceitação de papéis brasileiros no mercado internacional, além de criar parâmetros também para emissões de empresas brasileiras no exterior.

Edição: Juliana Andrade