Cidades-sede da Copa precisam assinar contratos para obras de mobilidade até dezembro de 2011, diz ministro

07/07/2011 - 21h29

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Durante reunião do Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014, o ministro do Esporte, Orlando Silva, alertou os representantes de cidades-sede para o cumprimento do prazo de dezembro de 2011 para a assinatura de contratos de obras de mobilidade urbana.

“Não adianta se manifestar sobre esse prazo. Isso foi acertado com prefeitos e governadores. É o prazo definitivo”, disse Silva. As cidades que não se adequarem à determinação, acrescentou, poderão ter seus projetos retirados do pacote da Copa. “Eles poderão entrar na rotina de debates de uma cidade ou de um estado com o governo federal.”

Outra exigência estabelecida pela presidenta Dilma Rousseff é que, até dezembro de 2013, todas as cidades-sede tenham o cronograma de execução das obras definido. O ministro assinalou que os prazos são curtos mas os representantes estaduais e municipais se mostraram satisfeitos com a aprovação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Perguntado sobe a possibilidade de os partidos da oposição recorrerem ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o RDC, Silva disse que isso faz parte das regras do jogo. “A oposição no Brasil é livre. O Brasil é uma democracia.”

O Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014 se reuniu hoje (7) para debater o novo ciclo de monitoramento de projetos que estão sendo executados para a realização da competição. Encerrado o ciclo sobre infraestrutura e mobilidade urbana, o próximo passo é debater assuntos relacionados à segurança, ao turismo e à saúde.

Edição: João Carlos Rodrigues