Mais três comissões aprovam convite para Alfredo Nascimento dar explicações

06/07/2011 - 14h41

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Três comissões da Câmara aprovaram hoje (6) requerimento de convite para que o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, explique as denúncias de esquema de corrupção no ministério, com o pagamento de propina e superfaturamento de obras. O requerimento foi aprovado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, de Trabalho e de Viação e Transporte. A expectativa é que o ministro participe da reunião na terça-feira (12).

Os partidos de oposição no Congresso pedem a investigação do caso. PPS, PSDB e DEM pediram abertura de inquérito à Procuradoria-Geral da República.

Depois das denúncias, quatro servidores da pasta foram afastados: o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luís Antônio Pagot, o chefe de gabinete do

ministro, Mauro Barbosa da Silva, o assessor do gabinete, Luís Tito Bonvini, e o diretor-presidente da Valec, José Francisco das Neves.

O Ministério ainda suspendeu por 30 dias as licitações de projetos, obras e serviços de engenharia em curso. Também foi determinada a suspensão de aditivos com impacto financeiro, exceto os que forem inadiáveis e “cuja paralisação possa comprometer a segurança de pessoas e o patrimônio da União”.

Edição: Talita Cavalcante