Flip 2011 será aberta esta noite com estimativa de injetar mais de R$ 5 milhões na economia de Paraty

06/07/2011 - 18h29

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A segunda festa mais importante do calendário turístico da cidade fluminense de Paraty, a Feira Literária Internacional (Flip), que será aberta hoje (6) à noite), deverá atrair até o seu encerramento, no próximo domingo (10), um público visitante em torno de 30 mil pessoas, disse à Agência Brasil a secretária municipal de Turismo, Renata Castro.

Segundo a secretária, a feira deverá injetar grande volume de recursos na economia do município. “Este ano, serão mais de R$ 5 milhões. Portanto, [a Flip] é um evento muito importante para a cidade, vem crescendo a cada ano e não perde o charme”. Renata lembrou que os benefícios não ficam concentrados somente em Paraty, mas se espalham por toda a Costa Verde do estado do Rio de Janeiro.

O evento literário representa também geração de emprego na região, acrescentou a secretária. “A Flip tem uma média de 750 contratações diretas durante esse período, em Paraty, fora os empregos indiretos, que representam mais 30%”. O período turístico mais importante de Paraty tem início no verão, com a festa de reveillon, e segue até o carnaval, com o Verão Paraty Instrumental.

A edição da Flip 2011 homenageia o escritor modernista Oswald de Andrade e reunirá 29 autores de 13 países em 18 mesas de debate.

 

Edição: Aécio Amado