Senadores aprovam convite para ouvir cúpula dos Transportes

05/07/2011 - 14h59

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado acabou de aprovar requerimento conjunto dos senadores Randolfe Rodrigues (P-SOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) convidando o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para prestar esclarecimentos sobre denúncias envolvendo o Departamento Nacional Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Em outro pedido foi aprovada também a ida ao Senado do diretor-geral do Dnit, Luís Antônio Pagot, do chefe de gabinete Mauro Barbosa da Silva, do assessor do gabinete, Luís Tito Bonvini, e do diretor-presidente da empresa pública de ferrovias Valec, José Francisco das Neves. Todos tiveram o afastamento determinado pela presidenta Dilma Rousseff, que também transferiu a Nascimento a responsabilidade de dar explicações sobre a denúncia.

Mais cedo, o senador Blairo Maggi (PR-MT), que integra o mesmo partido do ministro, também apresentou requerimento. Segundo Maggi, o comparecimento do ministro no Senado foi previamente acordado.

Aos senadores, Alfredo Nascimento deverá defender que não houve qualquer superfaturamento nos contratos de obras do Dnit como foi apresentado pela revista Veja na edição desta semana. Na reunião com parlamentares ontem (4) o ministro disse que houve um “aumento das obras que estavam programadas para serem feitas e com o passar do tempo, durante o período da eleição, foram colocadas novas obras e novos viadutos dentro da mesma obra”.

O comparecimento à Câmara e ao Senado para prestar esclarecimentos foi aconselhado pela bancada do PR na reunião de ontem. Blairo Maggi afirmou que Alfredo Nascimento “prontamente aceitou” a proposta.

Edição: Talita Cavalcante// Matária alterada para atualizar informação às 14h.