Comissão do Senado aprova indicação de Marcio Fortes para presidir Autoridade Pública Olímpica

05/07/2011 - 15h32

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Por 18 votos a 3, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje (5) a indicação do ex-ministro das Cidades Marcio Fortes para o cargo de presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO). Durante sabatina na CAE, Fortes afirmou que erros e atrasos nos preparativos para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 “são inadmissíveis”.

“Ocupar o cargo de presidente da Autoridade Pública Olímpica é uma oportunidade para servir ao estado e à cidade onde nasci [Rio de Janeiro, que será sede dos Jogos Olímpicos de 2016], mas antes um enorme desafio, no sentido de garantir o cumprimento de uma missão de grande relevância nacional, na qual erros e atrasos são inadmissíveis.”

Segundo Fortes, os Jogos Olímpicos serão uma grande oportunidade para o Brasil se firmar como grande potência mundial. Para tanto, ressaltou o ex-ministro, não poderá haver falhas na preparação do evento. “A entrega dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos não pode falhar, as datas de início já estão marcadas. Temos compromissos com 14,5 mil atletas, 4,1 mil árbitros, 25,2 mil jornalistas credenciados e 95 mil voluntários”, destacou.

O ex-ministro das Cidades disse ainda que o Rio de Janeiro deve garantir infraestrutura de transporte urbano e de telecomunicações, além de instalações adequadas para as competições e aperfeiçoamento das condições de segurança para obter sucesso na realização dos jogos.

A indicação de Marcio Fortes deverá ser aprovada ainda hoje pelo plenário do Senado. Confirmada indicação, a presidenta Dilma Rousseff dará posse ao ex-ministro como presidente da APO.

Edição: Nádia Franco