No Japão, autoridades determinam reinício das atividades de usina nuclear

04/07/2011 - 9h20

Da Agência Lusa

Brasília - As autoridades da cidade japonesa de Genkai aprovaram hoje (4) a retomada do funcionamento dos reatores da usina nuclear em atividade na região. Os dois reatores de Genkai estavam parados desde o inverno para uma inspeção de rotina. Na área moram cerca de 7 mil pessoas.

A iniciativa de Genkai ocorre no momento que as autoridades do Japão discutem a questão da segurança nas usinas. Depois do terremoto seguido por tsunami, em 11 de março,  35 dos 54 reatores nucleares do país ainda estão parados devido ao receio de uma nova crise.

O reinício das atividades da Usina de Genkai foi adiado em decorrência dos abalos sofridos em 11 de março. Apesar do apoio das autoridades municipais, a operadora da central, a Kyushu Electric Power, tem de obter autorização do governador da província de Saga, Yasushi Furukawa, para retomar os trabalhos.

O presidente da Kyushu Electric Power, Toshio Manabe, disse que vai começar imediatamente o trabalho de funcionamento dos reatores, assim que forem cumpridas as formalidades necessárias, com a autorização do governador de Saga.

Manabe acrescentou que os reatores da central de Genkai “foram alvos de medidas urgentes de reforço da segurança” por causa dos problemas decorrentes do terremoto.