Lançada campanha para que antibiótico comece a ser ministrado a crianças logo após consulta na rede pública

04/07/2011 - 20h36

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – A Pastoral da Criança lançou hoje(4), em Curitiba, a campanha nacional "Antibiótico - Primeira Dose Imediata”, que vai alertar a população sobre a importância de ministrar a primeira dose de antibiótico nas unidades básica de Saúde (UBS) logo após a consulta, em especial, nos casos de crianças com suspeita de pneumonia. A campanha tem a parceria do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

“Quanto mais cedo começar o tratamento, mais fácil é a cura” é a mensagem da campanha que marca, segundo o médico Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto da pastoral, o início de uma grande mobilização da sociedade, com voluntários e articuladores da pastoral nos conselhos municipais de saúde de todo o país.

A Pastoral da Criança divulgou um levantamento que mostra que em muitos municípios, a mãe ou responsável pela criança recebe o antibiótico na Unidade Básica de Saúde, mas só oferece a primeira dose para criança ao chegar em casa. “Em outras situações, precisa buscar os medicamentos receitados em uma Unidade Central de Medicamentos, desperdiçando horas de tratamento que podem significar uma internação hospitalar evitável e, o que é pior, a morte da criança”, disse o médico. Ele ressaltou que uma simples medida como essa, de ministrar a primeira dose ainda no posto de saúde, pode evitar parte significativa das cerca de 4 mil mortes anuais por infecções respiratórias em crianças menores de 5 anos no Brasil, segundo registros do Ministério da Saúde.

Dados do governo apresentados pela pastoral mostram que as infecções respiratórias causadas por bactérias são a segunda causa de morte de crianças no país. As doenças respiratórias causam 19,7% das mortes de crianças entre 1 e 4 anos de idade e 6,2% das com menos de um ano. A pneumonia foi a causa de 354,2 mil internações de crianças com menos de cinco anos em 2009.

A campanha será veiculada a partir desta semana nas principais emissoras de rádio e TV do país.

Edição: Vinicius Doria