Dilma embarca meio-dia para acompanhar velório do corpo de Itamar em BH

04/07/2011 - 11h54

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Com o atraso na saída do avião com o corpo do ex-presidente Itamar Franco de Juiz de Fora rumo a Belo Horizonte, provocado pelo mau tempo na região, a presidenta Dilma Rousseff decidiu embarcar ao meio-dia para a capital mineira, onde irá acompanhar o velório de Itamar no Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais.

A presidenta viaja acompanhada dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Helena Chagas (Comunicação Social).

Itamar Franco morreu no sábado (2) e, logo após, Dilma ofereceu o Palácio do Planalto para o velório. Mas a família do ex-presidente recusou o convite informando que as cerimônias ocorreriam em Juiz de Fora, cidade de coração de Itamar, e em Belo Horizonte.

A cerimônia de cremação do corpo do ex-presidente está prevista para o final da tarde de hoje (4) e será reservada apenas para a família, segundo parentes. A cremação ocorrerá em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Aos 81 anos, Itamar Franco morreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia. Ele teve um acidente vascular cerebral (AVC), entrou em coma e não resistiu.

Edição: Talita Cavalcante